Histórico Arte

O Artista Plásticos Arnaldo Tenório, de Arcoverde, em entrevista especial, comenta existir forte influência de Abelardo da Hora na sua carreira, cita encontros, e da opinião sobre seu mestre. 



Jorn. - Abelardo da Hora serviu de inspiração para sua carreira artística?

ART – Quando criança, eu morava em um sitio em Buíque, e construía cidades de tijolinhos, feito de caixa de fósforo,  em baixo dos cajueiros, mas fiquei fascinado quando fui ao Recife, com meu pai e vi as esculturas de Abelardo da Hora, fiquei ansioso para chegar em casa e fazer para as pracinhas das minhas cidadezinhas. Então a partir dai as pessoas pediam para eu fazer esculturas para elas, daí nasceu a minha profissão.

Jorn. – Houve encontros com Abelardo da Hora? Troca de experiências? Elogios?

ART – Eu conheci Abelardo em 1992 quando participei de um concurso de esculturas pernambucanas, onde cada artista participava com três esculturas, foram 72 esculturas que participaram, e eu não esperava vencer: estava ali apenas para fazer contato e abrir espaço na capital. Tinha um grande mistério entorno da comissão julgadora, no dia da premiação, eu me sentia um peixe fora d’água, sem conhecer ninguém; e ai foi revelado a comissão julgadora – que eram os 3 melhores escultores de Pernambuco – Carnave Rose, Tão e Abelardo da Hora. E eu fui premiado em 1° e 2° lugar, para minha surpresa. Minhas esculturas chamou a atenção de Abelardo da Hora que me chamou para conhecer seu ateliê. 

 Jorn. – Uma opinião do Artista Arnaldo Tenório sobre o Artista Abelardo da Hora, um dos ícones da arte e cultura de Pernambucano, que faleceu mês passado?

ART – Ter vencido o concurso em 1° lugar, com a escultura intitulada ‘Cactos”, chamar a atenção do professor de Artes Plásticas Abelardo da Hora, foi uma satisfação sem fim. Foi dessa maneira que eu conheci e recebe orientações de como trabalhar com cimento. Foi um dos maiores escultores do Brasil, levando Recife a receber o título de maior galeria de arte a céu aberto do mundo. 


Visita do Artista Arnaldo Tenório ao
 Ateliê de Abelardo da Hora no Recife-PE.
 
Um ano depois da morte de Abelardo da Hora, Caixa Cultural realiza exposição com 110 obras do Artista pernambucano, com tema: Abelardo da Hora 90 anos: Vida e Arte, lançada dia 12/08 e vai até 27 de setembro de 2015 no Recife.


Nenhum comentário:

Postar um comentário