A Vida Artistica de Arnaldo Tenório
Tudo começou na sua infância, aos sete anos de idade, brincando com barro, o artista Arnaldo Tenório começou construindo: cidadezinhas de barro com praças, casas, depois de uma viagem a Recife viu as esculturas de Abelardo da Hora, “fiquei ansioso para chegar em casa e fazer esculturas para as minhas cidadezinhas”.
Nesse mundo de brincadeiras descobriu o dom que Deus lhe deu, transforma matéria prima em arte. Ao longo do tempo desenvolveu diversas técnicas de trabalho: começando com o barro, trabalhou com cimento até chegar em sua nova técnica revolucionaria, usando: papel, cola, tecido, madeira entre outros, batizando sua matéria prima de MassArt.
Tendo como espaços para sua primeira exposições, o antigo prédio da prefeitura e o Sesc Arcoverde.
Ainda quando jovem, concluindo o ensino médio, foi Pai, nascia Lays Cândido, no passar dos anos, veio mais duas crianças, eu, Layon Cândido, e a casula Laryssa Cândido.
Através do dom que Deus lhe deu - fazer artes, Arnaldo Tenório conquistou em 90, o espaço galpão 20 da Cecora (Centro Comércia de Arcoverde), que por lei, era destinado para arte e cultura do município, e foi desenvolvendo seu trabalho artístico, criando suas obras, expondo e dano oficinas no espeço que veio a se chamar Galeria Art Arcoverde.
Uma das primeiras exposições de Arnaldo Tenório na Galeria Art Arcoverde. |
Primeiras oficinas de Art na Galeria Art Arcoverde, com alunos de escolas do município Arcoverde. |
Galeria Art Arcoverde do artista Arnaldo Tenório. Localizada na Av. Zeferino Galvão, n° 20, centro, Arcoverde-PE. |
Voltando os olhos daqueles que apreciam a Arte e Cultura da região e abriu portas para outras exposições na Fenearte em Recife-PE, Livraria Cultura – Recife-PE; e em outros estados de respectiva grandeza no cenário nacional como: São Paulo, Rio de Janeiro entre outros.
O saudoso Governador Eduardo Campos presenteado com uma bela escultura de Arnaldo Tenório. Na VIII Fenearte em Recife-PE. |
Em sua carreira artística Arnaldo Tenório já realizou diversas oficinas para alunos de escolas, jovens, para o município, em festivais, confiram:
Oficina Mão no Barro é Arte, no municipio de Custódia-PE, feita pelo Artista Art - Arnaldo Tenóriode Arcoverde. |
Art - Arnaldo Tenório em oficina de Artes na praça de Arcoverde. |
Oficinas de Art - Arnaldo Tenório na Galeria Art Arcoverde Festival Pernambuco Nação Cultural. |
Oficinas de Art no Festival Pernambuco Nação Cultural. |
Notícias:
O Artista Plásticos Arnaldo Tenório, de Arcoverde, em entrevista especial, comenta existir forte influência de Abelardo da Hora na sua carreira, cita encontros, e da opinião sobre seu mestre.
Jorn. - Abelardo da Hora serviu de inspiração para sua carreira artística?
ART – Quando criança, eu morava em um sitio em Buíque, e construía cidades de tijolinhos, feito de caixa de fósforo, em baixo dos cajueiros, mas fiquei fascinado quando fui ao Recife, com meu pai e vi as esculturas de Abelardo da Hora, fiquei ansioso para chegar em casa e fazer para as pracinhas das minhas cidadezinhas. Então a partir dai as pessoas pediam para eu fazer esculturas para elas, daí nasceu a minha profissão.
Jorn. – Houve encontros com Abelardo da Hora? Troca de experiências? Elogios?
ART – Eu conheci Abelardo em 1992 quando participei de um concurso de esculturas pernambucanas, onde cada artista participava com três esculturas, foram 72 esculturas que participaram, e eu não esperava vencer: estava ali apenas para fazer contato e abrir espaço na capital. Tinha um grande mistério entorno da comissão julgadora, no dia da premiação, eu me sentia um peixe fora d’água, sem conhecer ninguém; e ai foi revelado a comissão julgadora – que eram os 3 melhores escultores de Pernambuco – Carnave Rose, Tão e Abelardo da Hora. E eu fui premiado em 1° e 2° lugar, para minha surpresa. Minhas esculturas chamou a atenção de Abelardo da Hora que me chamou para conhecer seu ateliê.
Jorn. – Uma opinião do Artista Arnaldo Tenório sobre o Artista Abelardo da Hora, um dos ícones da arte e cultura de Pernambucano, que faleceu mês passado?
ART – Ter vencido o concurso em 1° lugar, com a escultura intitulada ‘Cactos”, chamar a atenção do professor de Artes Plásticas Abelardo da Hora, foi uma satisfação sem fim. Foi dessa maneira que eu conheci e recebe orientações de como trabalhar com cimento. Foi um dos maiores escultores do Brasil, levando Recife a receber o título de maior galeria de arte a céu aberto do mundo.
Visita do Artista Arnaldo Tenório ao Ateliê de Abelardo da Hora no Recife-PE. |
Um ano depois da morte de Abelardo da Hora, Caixa Cultural realiza exposição com 110 obras do Artista pernambucano, com tema: Abelardo da Hora 90 anos: Vida e Arte, lançada dia 12/08 e vai até 27 de setembro de 2015 no Recife.
Lula recebe obra de artista arcoverdense:
Depois do protesto da retirada de suas esculturas da praça do senadinho em Arcoverde; O artista Arnaldo Tenório mostra, realmente, o valor da Arte-cultura de Arcoverde-PE.
|
O artista Arnaldo Tenório faz protesto:
O artista Arnaldo Tenório faz protesto por retirada de suas obras de artes, quatro obras de um metro e oitenta em concreto armado, representam às etnias do índio, negro, branco e asiático; expostas na praça da bandeira “senadinho”.
Segundo o artista Arnaldo Tenório, as obras que já estavam no local público há mais de seis anos, foram retiradas pela prefeitura do durante a madrugada do dia nove de junho de dois mil e seis. “Minha revolta começou porque acredito que houve um total desapego da administração do município à cultura da cidade”.
Obras representando as etnias do
índio, negro, branco e asiático,
expostas na praça do senadinho
em Arcoverde-PE.
|
O Fã Homenageia Ídolo “Raul Seixas” em cidade natal do musico:
O artista Arnaldo Tenório constrói obra de Raul seixas, em cidade natal do revolucionário da musica brasileira no ano de 1996.
O artista Arnaldo Tenório constrói obra de Raul seixas, em cidade natal do revolucionário da musica brasileira no ano de 1996.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário