Arte

A Vida Artistica de Arnaldo Tenório



Tudo começou na sua infância, aos sete anos de idade, brincando com barro, o artista Arnaldo Tenório começou construindo: cidadezinhas de barro com praças, casas, depois de uma viagem a Recife viu as esculturas de Abelardo da Hora, “fiquei ansioso para chegar em casa e fazer esculturas para as minhas cidadezinhas”.

Nesse mundo de brincadeiras descobriu o dom que Deus lhe deu, transforma matéria prima em arte. Ao longo do tempo desenvolveu diversas técnicas de trabalho: começando com o barro, trabalhou com cimento até chegar em sua nova técnica revolucionaria, usando: papel, cola, tecido, madeira entre outros, batizando sua matéria prima de MassArt.


Tendo como espaços para sua primeira exposições, o antigo prédio da prefeitura e o Sesc Arcoverde.


Ainda quando jovem, concluindo o ensino médio, foi Pai, nascia Lays Cândido, no passar dos anos, veio mais duas crianças, eu, Layon Cândido, e a casula Laryssa Cândido. 


Através do dom que Deus lhe deu - fazer artes, Arnaldo Tenório conquistou em 90, o espaço galpão 20 da Cecora (Centro Comércia de Arcoverde), que por lei, era destinado para arte e cultura do município, e foi desenvolvendo seu trabalho artístico, criando suas obras, expondo e dano oficinas no espeço que veio a se chamar Galeria Art Arcoverde.



Uma das primeiras exposições de Arnaldo
Tenório na Galeria Art Arcoverde.
Primeiras oficinas de Art na Galeria Art Arcoverde,
com alunos de escolas do município Arcoverde.




Galeria Art Arcoverde do artista Arnaldo Tenório.
Localizada na Av. Zeferino Galvão, n° 20, centro, Arcoverde-PE.

Voltando os olhos daqueles que apreciam a Arte e Cultura da região e abriu portas para outras exposições na Fenearte em Recife-PE, Livraria Cultura – Recife-PE; e em outros estados de respectiva grandeza no cenário nacional como: São Paulo, Rio de Janeiro entre outros. 




O saudoso Governador Eduardo Campos presenteado com uma
bela escultura de Arnaldo Tenório. Na VIII Fenearte em Recife-PE.



Em sua carreira artística  Arnaldo Tenório já realizou diversas oficinas para alunos de escolas, jovens, para o município, em festivais, confiram: 


Oficina Mão no Barro é Arte, no municipio de Custódia-PE,
feita  pelo Artista Art - Arnaldo Tenóriode Arcoverde.




Art - Arnaldo Tenório em oficina de
Artes na praça de Arcoverde.


Oficinas de Art - Arnaldo Tenório na Galeria Art Arcoverde
Festival Pernambuco Nação Cultural.


Oficinas de Art no Festival Pernambuco Nação Cultural.










Notícias:

O Artista Plásticos Arnaldo Tenório, de Arcoverde, em entrevista especial, comenta existir forte influência de Abelardo da Hora na sua carreira, cita encontros, e da opinião sobre seu mestre. 




Jorn. - Abelardo da Hora serviu de inspiração para sua carreira artística?

ART – Quando criança, eu morava em um sitio em Buíque, e construía cidades de tijolinhos, feito de caixa de fósforo,  em baixo dos cajueiros, mas fiquei fascinado quando fui ao Recife, com meu pai e vi as esculturas de Abelardo da Hora, fiquei ansioso para chegar em casa e fazer para as pracinhas das minhas cidadezinhas. Então a partir dai as pessoas pediam para eu fazer esculturas para elas, daí nasceu a minha profissão.

Jorn. – Houve encontros com Abelardo da Hora? Troca de experiências? Elogios?

ART – Eu conheci Abelardo em 1992 quando participei de um concurso de esculturas pernambucanas, onde cada artista participava com três esculturas, foram 72 esculturas que participaram, e eu não esperava vencer: estava ali apenas para fazer contato e abrir espaço na capital. Tinha um grande mistério entorno da comissão julgadora, no dia da premiação, eu me sentia um peixe fora d’água, sem conhecer ninguém; e ai foi revelado a comissão julgadora – que eram os 3 melhores escultores de Pernambuco – Carnave Rose, Tão e Abelardo da Hora. E eu fui premiado em 1° e 2° lugar, para minha surpresa. Minhas esculturas chamou a atenção de Abelardo da Hora que me chamou para conhecer seu ateliê. 

 Jorn. – Uma opinião do Artista Arnaldo Tenório sobre o Artista Abelardo da Hora, um dos ícones da arte e cultura de Pernambucano, que faleceu mês passado?

ART – Ter vencido o concurso em 1° lugar, com a escultura intitulada ‘Cactos”, chamar a atenção do professor de Artes Plásticas Abelardo da Hora, foi uma satisfação sem fim. Foi dessa maneira que eu conheci e recebe orientações de como trabalhar com cimento. Foi um dos maiores escultores do Brasil, levando Recife a receber o título de maior galeria de arte a céu aberto do mundo. 


Visita do Artista Arnaldo Tenório ao
 Ateliê de Abelardo da Hora no Recife-PE. 

Um ano depois da morte de Abelardo da Hora, Caixa Cultural realiza exposição com 110 obras do Artista pernambucano, com tema: Abelardo da Hora 90 anos: Vida e Arte, lançada dia 12/08 e vai até 27 de setembro de 2015 no Recife.




Lula recebe obra de artista arcoverdense:

Depois do protesto da retirada de suas esculturas da praça do senadinho em Arcoverde; O artista Arnaldo Tenório mostra, realmente, o valor da Arte-cultura de Arcoverde-PE.


A direita o artista Arnaldo Tenório, com a escultura intitulada A Burra, tema regional com um sertanejo na burra: cavalo, égua; com a espada simbolizando lutas, conquistas. Presenteada a o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



O artista Arnaldo Tenório faz protesto:


O artista Arnaldo Tenório faz protesto por retirada de suas obras de artes, quatro obras de um metro e oitenta em concreto armado, representam às etnias do índio, negro, branco e asiático; expostas na praça da bandeira “senadinho”.

Segundo o artista Arnaldo Tenório, as obras que já estavam no local público há mais de seis anos, foram retiradas pela prefeitura do durante a madrugada do dia nove de junho de dois mil e seis. “Minha revolta começou porque acredito que houve um total desapego da administração do município à cultura da cidade”.


Obras representando as etnias do 
índio, negro, branco e asiático, 
expostas na praça do senadinho 
em Arcoverde-PE.


O Fã Homenageia Ídolo “Raul Seixas” em cidade natal do musico:


O artista Arnaldo Tenório constrói obra de Raul seixas, em cidade natal do revolucionário da musica brasileira no ano de 1996.





O artista Arnaldo Tenório constrói obra de Raul seixas, em cidade natal do revolucionário da musica brasileira no ano de 1996.









Nenhum comentário:

Postar um comentário